quinta-feira, 20 de março de 2008

CARTA PARA CASTRO ALVES

No ano de 1826, quando Hércules ficou hospedado na casa de Álvares Machado, em Porto Feliz, durante os cinco meses que antecederam a partida da Expedição Langsdorff, passou a ser tratado, desde o primeiro dia, como se fizesse parte da família.
A permanência em Porto Feliz foi para Hércules uma época de rara felicidade como ele próprio admitiu em seu diário de viagem.
Naquela ocasião, em determinados momentos, Álvares Machado lhe declamava os versos de grandes poetas portugueses como Camões. A maneira agradável como o futuro sogro recitava os versos lhe transmitiu a arte da poesia e, embora já tivesse lido os melhores poetas franceses, não havia tido antes tal sensação. Foi isso que lhe despertou o amor à poesia.
Hércules nao deixou de ser também um poeta na sua maneira de descrever os fatos em seu relato da viagem fluvial ou em sua sua autobiografia, além de ter escrito um poema sob o título "Ode ao Brasil".
O prazer em ler poesias fez com que apreciasse também os versos de Castro Alves e lhe escreveu uma carta datada de setembro de 1869 conforme o trecho citado abaixo.

"Moro a metade do tempo na roça, e quisera morar sempre, porque aprecio os matos virgens, o ar livre, o nascer e o por do sol.
Descobri em 1829 uma ciência nova que chamei Zoofonia. Fiz algumas publicações em francês a este respeito; mas creio que não deixaram mais vestígios que uma pedra que cai num tanque de água.
Com as belezas da natureza, eu lia os vossos versos, onde acho a mesma verdade que na criação."
(página 107 de Bourroul)

Nenhum comentário: